Bem vindo

Rony Simão – DRT: 43.606

Home / Softwares / Formatar nunca mais ….. (brincadeirinha…hehehe)

Formatar nunca mais ….. (brincadeirinha…hehehe)

Cansou de formatar o HD?

Quem adora testar novos programas, mas, por isso, vive formatando o HD da máquina e reinstalando o Windows, pode evitar essa chatice. O Sandboxie www.info.abril.com.br/ download/4909.shtml cria uma camada protetora para o sistema, permitindo a instalação e a execução de programas, mas evitando mudanças permanentes no sistema. Depois de testar o software desejado, basta selecionar Terminate All Sandboxed Processes para o PC voltar ao estado anterior da máquina. O Sandboxie ainda pode rodar o browser em modo protegido, evitando alterações feitas por spywares e eliminando dados confidenciais. Os programas protegidos são mostrados com o símbolo # antes e depois do nome na barra superior de sua janela.


Sandboxie: isole seus programas e proteja seu sistema

10/09/2008 00:27

Por mais aplicações de segurança que você instale em seu computador, sempre há possibilidade de haver falhas. Uma boa forma de contornar isto é através de sandbox (‘caixa de areia’), que isola áreas do sistema operacional para testar qualquer programa/arquivo sem o risco de comprometer outras partes do computador. Essa função já existe no Windows Vista, através do Modo Protegido do IE.

Para quem não tem o Vista, um bom programa para realizar esta tarefa é o Sandboxie, que pode ser usado gratuitamente, mas com algumas restrições, e custa US$ 30 em sua versão completa.

01. Você pode criar várias caixas de areia para isolar seus softwares e/ou arquivos. Basta ir ao menu Caixa > Criar Nova Caixa de Areia.

02. Para executar algum programa dentro da área virtual, clique com o botão de contexto do mouse (normalmente é o botão direito) na caixa escolhida e escolha uma das opções do menu Rodar nesta caixa.

03. Há diferentes formas de se exibir o conteúdo da caixa de areia. No Menu Exibir > Arquivos e Pastas, você tem uma visão exata de todos os dados modificados pelos programas executados virtualmente. Aqui, você pode confirmar ou descartar permanentemente estas mudanças.

04. O Sandboxie apresenta muitas configurações. Para abri-las, basta clicar com o botão de contexto do mouse na caixa e apontar em Configurações da Caixa de Areia.

05a. Recuperação > Recuperação Imediata: Se a opção está ativada, o Sandboxie permite salvar todas as alterações feitas virtualmente, assim que a caixa de areia for encerrada – com sua confirmação, claro.

 

 

 

05b. Remoção > Invocação: Se você quer que os arquivos criados virtualmente sejam destruídos após todos os programas virtuais serem fechados, marque Apagar automaticamente o conteúdo desta caixa. Mas se você quiser proteger qualquer tipo de apagamento, marque a opção Nunca remover esta caixa ou apagar seu conteúdo. Como você pode perceber, não é possível marcar as duas opções simultaneamente.

05c. Migração de Arquivos: Até arquivos já existentes, quando são editados, são copiados para a área virtual. Aqui, você pode definir o tamanho máximo do arquivo que pode ser copiado (Não migrar arquivos maiores que…).

Baixem vale à pena

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

To get the latest update of me and my works

>> <<