Bem vindo

Rony Simão – DRT: 43.606

Home / Uncategorized / Violeiro muito bom e Brasileiro

Violeiro muito bom e Brasileiro

Bom dia galera,

Em primeiro lugar peço minhas sinceras desculpas por estar “inativo” nas postagens por tanto tempo, troquei de emprego e tenho menos acesso do que tinha antes, mas mesmo assim vou tentar dar um jeito de não deixar de postar novos conteúdos no site.

Enfim vamos ao que interessa !!!! Sou músico amador, há 10 anos, e por muitas vezes, pra não ficar na internet e lendo na tela do micro pra tocar, tive de passar a música para algum tipo de documento para imprimir e então tocar, mas cara como isso é chato. Então depois de algum tempo fazendo este tipo de “trabalho braçal”, descobri que alguém já havia pensado em algo assim, criado um programe e esse chama-se VIOLEIRO.

Abaixo segue uma tela do software. Crianças ele é D+. Muito simples de usar e muito prático

Na tela acima, vcs podem ver a letra de uma música e seus respectivos acordes (em vermelho). Algo que acontece muito é quando vc copia e cola uma música da net e joga em um documento qualquer, ele “perde a musicalidade”, como assim ?!!?!?!?!? Calma vou explicar, ao colar uma canção em um documento as notas ficam desalinhadas de onde deveriam estar.

O SANTO que criou o violeiro se preocupou com isso, vc pode fazer sua cópias de 2 maneiras:

1. Copiando e colando tudo (texto e cifras) ou ;

2. Copiar só o texto e depois colocar as cifras uma a uma;

Aí vc pergunta ? Simão, queridão como isso vai ajudar se terei de colocar as cifras NA MÃO ANIMAL…….. Eu explico, o Violeiro tem um esquema inovador, conforme ilustração abaixo

Esta janela ao lado, foi aberta através do comando Ctrl + Enter, em cima da palavra(s) que se deseja colocar a nota.

O acorde mostrado é um Si Bemol em Sétima(mas isso vc já sabia)…rs

O que vc pode não saber é que pra fazê-lo eu apenas digitei bb7 (pelo amor de Deus não confundam com Big Brother, odeio este treco) e o editor fez o seguinte:

· Escreveu o acordo colocando maiúscula e minúscula e;

· Desenhou o acorde, acorde esse que ficará no final da página (ou no início, pois é configurável)

Muitas são as opções neste software, muitas mesmo. Não vou descrevê-las todas pois acho legal que vcs descubram sozinhos e pq está em português e se vc está lendo este artigo com certeza conseguirá entender o programa…hehehehe

Mas uma última coisa que vale à pena salientar é o importar/exportar do programa. Na primeira vc pode ler um arquivo ou uma pasta de arquivos de texto (cifrado) que o Violeiro irá identificar o que é o que e montará a música cifrada, no segundo vc pode fazer o inverso, mas não somente pra texto, mas também para:

· Imagem (vários formatos)

· Tablaturas específicas

· Texto formatado (RTF, quase um .doc…)

· E HTML (ótimo pra mandar por email)

Bom sem mais, deixo a diversão à cargo de cada um para que possam brincar e se divertir à beça com este software

Vc que é músico não pode deixar de tê-lo pois ele é fantástico

Baixe o Violeiro no site oficial clicando aqui

Vale lembrar também que o Violeiro já vem com algumas músicas (pelo menos o meu veio) dentro da pasta Musicas (dãããããã….rs, 54 vieram no meu) dentre elas alguns clássicos como Samba de Uma Nota Só , Águas de Março, Aquarela dentre outros.

Outro ponto importante é que o Violeiro, NÃO CRIA DEPENDÊNCIAS COM O RUINDOWS, ou seja ele simplesmente se descompacta e proto, colocando-o o no pen drive e clicando 2x no executável ele funciona em qualquer lugar.

Bom já falei d+, abraços e até a próxima postagem (esperamos ainda neste ano…heheh)

Simão

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

To get the latest update of me and my works

>> <<